PERNAMBUCO
Artesanato de Pernambuco
A riqueza cultural pernambucana está presente nos mais diversos tipos de manifestações artísticas. O artesanato, assim como as artes cênicas, a dança, a música e a literatura, representa a relação do Homem com sua história e tradição. Através das mãos dos nossos artesãos, simples matérias primas e grandes ideias se transformam em verdadeiras obras de arte, registrando o modo de ser e viver do nosso povo. Com criatividade de sobra e uma grande diversidade de referências, a produção artesanal de Pernambuco se revela através das mais variadas expressões. Seja no barro, na madeira, nas fibras e palhas ou no couro, o fazer artesanal é um dos grandes patrimônios do povo pernambucano.
Além de forte característica cultural e grande ligação com setor turístico, o artesanato se tornou, ao longo dos anos, um importante segmento da atividade econômica do Estado. Com a preocupação de transformar a arte em fonte de renda para os artesãos, o Governo do Estado de Pernambuco investe em ações de comercialização do artesanato, através do Programa do Artesanato de Pernambuco (Pape). Atrelado ao PAPE está o Programa do Artesanato Brasileiro de Pernambuco (PAB-PE).
Pape
Criado em março de 2008 pela Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper), o Programa do Artesanato de Pernambuco (Pape) tem como objetivo promover o desenvolvimento do setor artesanal do Estado e valorizar o artesão pernambucano através de ações e políticas públicas, fortalecendo a Cadeia Produtiva do artesanato local. Entre as principais ações desenvolvidas pelo Pape estão a coordenação da Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), os dois Centros de Artesanato de Pernambuco (Recife e Bezerros) e a Unidade Móvel do Artesanato. Além disso, o Programa também apoia a participação de artesãos em feiras de artesanato locais, nacionais e internacionais.
Fenearte
Considerada a maior feira de artesanato da América Latina, a Fenearte tem, a cada ano, conquistado ainda mais o coração dos pernambucanos e turistas com tamanha diversidade artesanal. Em sua última edição, a Feira contou com um público de mais de 300 mil visitantes durante os 11 dias de evento. Além disso, a Fenearte injetou na economia do Estado mais de R$ 43 milhões.
Notícias Relacionadas:
Fev
Resultado da ocupação do Teatro Fernando Santa Cruz

Jan
Governo de Pernambuco realiza doação de peças de artesanato para instituições filantrópicas

Jan
Inscrições para a 21ª Fenearte prorrogadas

Editais de Chamamento Público
Confira o edital para a doação de peças
Baixar Edital
Doação de Peças do Centro de Artesanato
Baixar Edital
A feira acontece entre 03 e 08 de dezembro
Baixar Edital
