
Gilberto Paulino
Madeira
Ibimirim

Mestre especialista na produção de imagens de santos em madeira, Gilberto Paulino carrega o artesanato no sangue. Filho de Zefinha Paulino, primeira a se dedicar ao trabalho com os santos, é responsável pela criação de um estilo diferenciado, que segue até hoje como herança familiar.
Até hoje, Gilberto consegue manter vivo o estilo de criação da mãe, pois continua fazendo o seu trabalho completamente manual, esculpindo e dando forma a pequenos ou grandes pedaços de madeira.
Aos sete anos, Gilberto começou a produzir carrancas, e aos dez já produzia os santos. Apaixonado pelo trabalho que faz, ele e seu pai foram responsáveis por repassar para os outros artesãos do município onde mora, Ibimirim, as técnicas para a criação dos santos.
A valorização da cultura dos santos é primordial para Gilberto, que vive única e exclusivamente do artesanato. “Eu não me vejo sem trabalhar nessa arte” conta, sobre os planos dele para o futuro. As peças do mestre chamam atenção pelos detalhes. Desde pequeno, Gilberto descobriu sua facilidade na reprodução das peças singulares.
Texto: Débora Oliveira l Fotos e vídeo: César de Almeida