Nossos Mestres

TIAGO AMORIM

Img 9449.profile

Tiago Amorim

Barro
Olinda


Conhecido por suas esculturas em cerâmica, Sebastião Wilson Ferreira de Amorim, conhecido por Mestre Tiago Amorim, exerce outras funções dentro do campo artístico, como pintor e desenhista. Apesar de ter nascido no município de Limoeiro, no dia 09 de janeiro de 1943, foi em Olinda, na Região Metropolitana do Recife, que ele de desenvolveu como artesão.  

O primeiro contato dele com o artesanato se deu no Grupo Escolar do Sigismundo Gonçalves, ainda na infância. De lá pra cá o artista não parou mais. Ele teve a oportunidade de conviver com diversos ícones da arte, como Abelardo Rodrigues, Abelardo da Hora, Montez Magno e Maria Carmen, o que resultou nele um olhar diferenciado e uma mescla de estilos.

Em suas criações, o mestre mistura elementos da arte popular a figuras da natureza, sempre com formas e traços elegantes. O universo artesanal de Tiago Amorim é composto por pássaros, mulheres e peixes, todos eles moldados em cerâmica, em três tipos: esmaltados, queimados e crus.

Integrante da Alameda dos Mestres da Fenearte desde as primeiras edições do evento, o artista não se prendeu a nenhum estilo já utilizado por grandes nomes da arte pernambucana, mas construiu, pouco a pouco, o seu próprio modo, porém se sente livre para combinar os mais diversos estilos nas suas criações.

Hoje, Tiago Amorim já é conhecido em todo Brasil, como também em diversos países mundo afora.

CONTATO

Rua Guaianazes, 141, Jardim Fragoso – Olinda

(81) 3429.1230 I 99112.3059

Texto: Yasmim Dicastro I Fotos e vídeo: César de Almeida




MÍDIA



Veja também:

- Acesse ao site do governo www.pe.gov.br
- www.fenearte.pe.gov.br